O que é SEO ? (Marketing Digital 2018)

O-QUE-E-SEO
SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca em português.

SEO é a abreviatura de Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca em português.
Na realidade, SEO são técnicas para alcançar boas colocações orgânicas em sites de busca como o GOOGLE, Bing, Yahoo, etc

Se você possui uma empresa com um site e um Blog, com certeza, você almeja que esse site seja visualizado e tenha boas colocações nos mecanismos de busca para que a sua empresa esteja sempre em evidência.

Esse é um trabalho sério, possui ajustes finos e demandam trabalho de nível profissional pois o ideal é ter uma estratégia específica para alcançar os resultados. Experiência nesse tipo de trabalho é um dos fatores essenciais para o sucesso.

Se a sua empresa não investe nesse tipo de trabalho, tende a perder colocações pois os concorrentes que já perceberam as vantagens de um bom posicionamento não poupam esforços para alcançar e manter as suas colocações.

Noventa por cento (90%) das pessoas que utilizam o GOOGLE para efetuar as suas pesquisas clicam apenas nos resultados que aparecem na primeira página. Com certeza, o seu potencial cliente faz parte dessa estatística.

No caso do GOOGLE, existem dois tipos de resultados apresentados pelo mecanismo. Os resultados orgânicos e os resultados pagos (Adwords).

Os resultados pagos aparecem no topo da página sinalizados, isto é, ocupam a área nobre da tela de buscas. Para ocupar esse espaço as empresas pagam ao Google por clique. Porém esses espaços são limitados e serão apresentadas pelo Google através de um sistema interno que prioriza o investimento e as melhores palavras chave, dai a necessidade de um estudo específico para o investimento nessa ferramenta pois a diferença para uma venda bem sucedida pode ser o trabalho desempenhado no momento da configuração da ferramenta.

Após os resultados pagos você pode encontrar os resultados orgânicos que são classificados através de um bom trabalho de SEO.

Os sites encontrados na busca orgânica são classificados pelos robôs do Google de acordo com a sua relevância, e qualidade das informações que apresentam.
Na realidade são mais de 200 fatores que influenciam na colocação orgânica e são informações técnicas que podem ser visualizadas diretamente na página do Google, aqui falaremos brevemente de algumas questões básicas.

QUANTIDADE DE PALAVRAS DO SEU POST

Uma das questões que influencia diretamente no posicionamento do Google é a quantidade de palavras da sua página ou post.
O Google busca por conteúdos completos que esclareçam as dúvidas dos seus clientes. A média dos conteúdos que estão nas primeiras posições do Google é acima de 2000 palavras.
Mas deve ser um conteúdo de qualidade pois o Google analisa o número de acessos e o tempo que o cliente permanece nesse site, os cliques dados internamente, etc.

ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO

A organização do conteúdo também é muito importante, o espaçamento torna o site mais agradável ao leitor o que o mantém mais tempo no seu site. Títulos bem organizados e claros aumentam as chances do seu site obter uma melhor colocação. Sim, você deve gastar tempo na organização do seu conteúdo e os seus títulos devem ser bem criativos.

O seu título deve despertar a curiosidade do leitor, o conteúdo deve oferecer benefícios de leitura para não cansar o usuário, deve atender às expectativas e tem que possuir excelentes palavras-chave para auxiliar na busca.

FÁCIL IDENTIFICAÇÃO DO ASSUNTO

É importante ter uma URL amigável. Por exemplo, o seu cliente busca por processos e sistemas e a sua URL possui caracteres ininteligíveis como www.seusite.com.br/abddto.html, repare que a URL não tem nada a ver com o conteúdo, por outro lado, se a sua URL for: www.seusite.com.br/processos-e-sistemas, o conteúdo ficara mais acessível para o buscador pois baterá com os títulos e com o conteúdo em geral do seu post.

DICA: o Google não lê espaços, então o ideal é colocar hífens para a separação das palavras na sua URL.

TAGS DE TÍTULO

As tags de título são fundamentais para priorizar os seus conteúdos. As tags vão de H1 até H6.
Dessa forma os buscadores poderão classificar melhor os seus conteúdos.

IMAGENS

O Google não vê as suas imagens, então a descrição das suas imagens deve ser bem feita. O nome do seu arquivo de imagem deve conter as palavras chaves do título do seu post ou página.
No texto alternativo da sua imagem, procure utilizar uma descrição da mesma, literalmente. Por exemplo, se você estiver apresentando uma imagem de um servidor, no texto alternativo você de digitar a palavra “SERVIDOR”. Além do que, se a sua imagem, por algum motivo, estiver quebrada, o texto alternativo será exibido.

DICA: Evite terminantemente utilizar imagens pesadas pois acarretam atraso no carregamento da sua página. O tempo de carregamento de página é um dos fatores para a classificação do Google.

RESPONSIVIDADE

Outro fator analisado pelo Google é a responsividade do seu site, isto é, se o mesmo se adapta de forma satisfatória para os aparelhos mobile como celulares e tablets. Se a sua página não estiver otimizada, você poderá perder muitas posições no Google.

BACKLINKS

O Google valoriza bastante esses quesitos, pois eles representam a autoridade do seu conteúdo/site e como as pessoas têm sido beneficiadas com ele: quanto melhor o conteúdo disponível, mais as pessoas falam sobre ele e mais backlinks você recebe.

Os backlinks são links de outros sites voltados para o seu. Para o Google, quanto maior a quantidade de sites externos de relevância apontando para o seu site, mais autoridade você tem em relação aquele assunto e melhor a sua classificação nos mecanismos de busca.

Os sinais sociais são o número de menções e compartilhamentos da sua marca nas redes sociais. Eles também têm uma influência grande nos resultados da sua marca na busca orgânica.

Não deixe de utilizar botões de compartilhamento em redes sociais no seu site, como já falamos. Outro fator importante é o volume de menções à sua marca na web e fora dela. Quanto mais as pessoas falam de você, mais credibilidade você inspira. E este e é um fator que pode aumentar a taxa de cliques do seus resultados orgânicos.

QUANTIDADE + QUALIDADE

A quantidade de conteúdos que um domínio posta também influenciará diretamente na sua autoridade.

LOCALIDADE

A localidade é um fator que influencia diretamente no SEO. O Google procura apresentar resultados de acordo com a sua localidade.

Por exemplo: se você está em São Paulo e fizer uma busca para comprar alguma coisa, o Google apresentará nos resultados lojas em São Paulo.

Ele identifica o seu posicionamento e sempre procurará trazer os resultados mais acessíveis para você.

REDES SOCIAIS

O engajamento e menções nas redes sociais também influenciarão as classificações do seu site.

Esperamos ter contribuído com o seu aprendizado. Em breve postaremos tutoriais sobre o assunto. Como fazer SEO na prática.

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